Temporada de cruzeiros vai injetar U$ 3,3 milhões na economia do Estado do Amazonas

admin

A temporada 2014/2015 de cruzeiros marítimos vai injetar na economia do Estado cerca de U$ 3,3 milhões, segundo informou a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga. A temporada começa neste fim de semana, com a chegada do navio Seabourn Quest, que trará ao Estado 780 turistas norte-americanos. Antes de chegar a Manaus, o navio parou em Parintins, nesta sexta-feira, dia 07/11, e chega à capital amazonense na manhã deste sábado (dia 08), a partir das 8h.

CruzeiroO valor que será injetado na economia é 12,81% maior em relação à temporada passada, quando o valor deixado pelos turistas foi de U$ 2,9 milhões. “Apesar de recebemos um navio a menos nessa temporada o poder aquisitivo desses turistas aumentou consideravelmente. O gasto médio pode chegar até U$ 400 dólares”, informou  a presidente da Amazonastur.

Outro ponto positivo desta temporada, segundo Oreni Braga, é o número de navios norte-americanos que vão passar pelo Estado. “Na temporada passada tivemos sete navios com turistas dos Estados Unidos. Agora, na de 2014/2015, o número de navios subiu para dez. Isso já é reflexo do trabalho que foi desenvolvido durante a Copa do Mundo de 2014”, disse Oreni.

Além dos dez navios dos Estados Unidos, o Amazonas vai receber outros seis da Alemanha e dois da Inglaterra. No total serão 14.653 turistas. “Esta é uma estimativa inicial, mas esse número com certeza vai aumentar, pois os navios sempre chegam ao nosso Estado com mais pessoas do que foi estimado pelos operadores”, avisou a presidente da Amazonastur. O último navio que vai aportar em Manaus é o Hanseatic, no dia 30 de abril de 2015.

Portão de Entrada

Nesta temporada, a Amazonastur e a Prefeitura de Parintins firmaram uma parceria para fazer um receptivo especial na Ilha, pois dos 18 navios, 17 vão aportar na Terra dos Bois Caprichoso e Garantido. “Estamos trabalhando nesse sentido desde o início de setembro”, disse Oreni Braga. Em Parintins um grupo de 30 alunos da Escola Municipal de Idiomas Aldair Kimura vai ajudar no receptivo dos turistas, graças à parceria da Amazonastur com a Prefeitura local.

A Amazonastur vai realizar uma pesquisa de satisfação com os turistas dos navios que visitarem Manaus e Parintins. “Com as respostas desse levantamento vamos buscar a melhoria nos quesitos que não foram bem avaliados”, informou a presidente do Órgão Estadual de Turismo.

Parceiros
Para desenvolver e acompanhar as ações da temporada de cruzeiros, a Amazonastur criou o Grupo de Gestão Integrada (GGI-Turismo) no qual fazem parte os órgãos que atuam direta ou indiretamente no receptivo dos navios. Polícias Federal, Militar e Civil, Secretaria Municipal de Limpeza Pública, Seas, SEC, Administração do Porto, Manaustrans, ManausCult, entre outros. “Sem esses parceiros não conseguiríamos preparar a estrutura para a temporada”, disse Oreni.

FOTOS: Renato Marinho/FOLHA DE PARINTINS

Leave a comment