SEMSA realiza campanha de combate ao Tracoma, Hanseníase e “Verminose” nas escolas de Tabatinga

admin

A Secretaria Municipal de Saúde de Tabatinga vem realizando nas escolas municipais e estaduais do município a campanha de combate ao Tracoma, Hanseníase e Geo–Helmintíase que é do âmbito nacional iniciado no dia 4 e vai até 30 de agosto.

DSC05226

O objetivo do trabalho é informar e explicar sobre o que são as doenças e os sintomas para as crianças e adolescentes da faixa etária de 5 a 14 anos, além da realização de exames preliminares para identificar a existência de sintomas para a realização de um futuro tratamento, como no caso, enfermeiros da SEMSA, examinam as pálpebras detectando sintomas do Tracoma, uma doença inflamatória dos olhos e contagiosa causada por uma bactéria.

Segundo a coordenadora da campanha, Sidneia Gardina, ela conta como funciona a ação de trabalho, “No primeiro momento estamos tratado sobre o Tracoma, uma bactéria que fica localizada na pálpebra, pois a doença pode causar cegueira se não tratada, fazendo essa busca nós podemos chegar na casa da pessoa que fez o exame e tratarmos a família por se tratar de algo contagiosos”.

Geo-Helmitíase popularmente conhecida como verminose também  é um dos focos da campanha além da hanseníase onde os profissionais da saúde realizam exames em busca de manchas.

Além da cidade, as comunidades ribeirinhas de Tabatinga também irão participar da campanha.

Tratamento

O tratamento das doenças como o Tracoma e “Verminose” deve ser feito por meio de medicações dadas pelo Estado, já no caso de Hanseníase a pessoa irá receber um acompanhamento de enfermeiro e um tratamento de aproximadamente seis meses.

Segundo Sidneia, os tratamentos só vão acontecer se os responsáveis autorizarem,  “Nós descobrimos os sintomas porém só podemos tratar se o pai dar a devida autorização, se não, ele deve justificar o motivo da não autorização”.

Fonte: Secom

Leave a comment