Operação Ágata 8 divulga balanço parcial de ações na fronteira

admin

Foi divulgado dia 15 de maio,  um balanço parcial da Operação Ágata 8, iniciada no dia 10 de maio, em toda a extensão da fronteira oeste brasileira. A operação combate crimes transfronteiriços, tais como: narcotráfico, contrabando de armas, munições e veículos, descaminho, crimes ambientais e garimpo ilegais. A Operação é coordenada pelo Ministério da Defesa.

DSCF6097

A área de “Operações Oeste” compreende os estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com 2.500 quilômetros de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai. Até agora, foram revistados 9.208 veículos, 5431 pedestres, inspecionadas 471 embarcações, com 19 patrulhas terrestres e 37 patrulhas fluviais. Como resultado parcial, foram apreendidos cerca de 416 Kg de maconha, 3 m³ de madeira ilegal, 2.300 litros de combustível e foram efetuadas 3 prisões em flagrante delito.

Além do combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, a Operação Ágata 8 também realiza ações cívico-sociais (ACISO), levando atendimento médico, odontológico e hospitalar a populações de localidades isoladas e menos assistidas. Até o presente momento, foram realizados 243 atendimentos médicos, 137 atendimentos odontológicos, 323 atividades de prevenção de saúde e distribuídos 299 medicamentos.

Participam da Operação cerca de 3.800 militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, apoiados por 403 agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil e de diversas agências governamentais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Receita Federal, Defesa Civil-MS, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Grupo Especial de Fronteira – MT (GEFRON), entre outras.

Leave a comment