Novo sistema de água que vai abastecer toda a cidade de Tabatinga é inaugurado

admin

A água potável é um líquido vital e indispensável para o ser humano, pensando nisso a prefeitura municipal de Tabatinga deu um passo importante para o município inaugurando o novo sistema de captação e abastecimento de água da cidade na manhã desta quarta-feira, 27.

agua para todos

O sistema foi implementado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas, CIAMA com verba do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e vai ser administrado pela concessionária detentora da distribuição da rede de água a Companhia de Saneamento do Amazonas, COSAMA. O trabalho foi realizado por meio de parceria com Governo através do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões.

Na solenidade de abertura estava presente o prefeito de Tabatinga, Raimundo Caldas, o diretor presidente do CIAMA, Aluizo Barbosa, e o presidente da COSAMA, Heraldo Câmara, além das autoridades municipais e militares.

Para o prefeito Raimundo Caldas, o novo sistema de abastecimento traz um benefício para a cidade, pois a antiga rede não supria mais a demanda de distribuição, “Esse sistema traz um benefício e uma melhoria da água para Tabatinga, pois a que tinha era muito antiga e não chegava em alguns bairros como: Vila Nova, Vila Paraíso e Vila Verde, mas vamos estar dando a tranquilidade e a certeza de uma água tratada em suas torneiras” afirmou Caldas.

Segundo o presidente da COSAMA, Heraldo Câmara, hoje Tabatinga conta com um novo sistema de captação, adução, tratamento, reservação, redistribuição e ligação de água fazendo com que a população da área urbana seja contemplada: “O antigo foi descartado e o novo foi colocado quando se fala em captação e adução, já na parte do tratamento vai ser possível tratar 540 mil m³/h e no reservatório mais de 200 mil l/m³ de água vai ser guardado, e hoje a parte operacional está muito melhor, então, onde antes não tinha água agora vai ter, pois a parte de redistribuição e ligação foi ampliando”, declarou Câmara.

Mais de R$ 22 milhões foram investidos para que o trabalho tenha sido implantado e executado em toda a cidade de Tabatinga.

Água para Todos

Os moradores dos bairros que não são contemplados com o sistema de água basta ir à agência da COSAMA, localizada na rua Tiradentes que fica próxima da Av. da Amizade e devem solicitar a ligação de água e realizar um cadastramento na empresa para a instalação do hidrômetro tornando assim o trabalho simples e possível.

Fonte: Secom – Foto: Chico Araújo – www.tabatinga.am.gov.br

Leave a comment