Acadêmicos da UEA/Tabatinga realizam ação social em comemoração ao dia do profissional da Saúde Coletiva

admin

Por: Filipe Augusto

Acadêmicos do 5° período do curso de Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas,UEA campus Tabatinga, promoveu na última sexta-feira,31, uma ação social para os moradores do bairro Vila Verde no centro do idoso Vovô Guido Cordovil, com atendimentos odontológicos, exames de teste rápido de AIDS, palestras e dramatização.

IMG_20141031_090651447Foto: Filipe Augusto

Além de realizar algumas atividades para os moradores do Vila Verde, a ação também foi uma forma comemorar o dia do profissional da Saúde coletiva, e apresentar para Tabatinga que um novo profissional na área da saúde está surgindo.

IMG_20141031_092149952_TOPFoto: Filipe Augusto

Segundo o representante da turma, Jardel Barbosa, o trabalho do sanitarista vai além da dinâmica da saúde, pois o profissional planeja, administra e supervisiona as políticas públicas seja no órgão público ou privado, “Nós vamos ter um olhar voltado para os problemas e em sequência buscamos uma solução para qualquer tipo de agravante”, disse Barbosa.

IMG_20141031_090723355Foto: Filipe Augusto

Usando as técnicas e os conhecimentos para intervir nos problemas e situações relacionados à saúde da população,  além de avaliar e emitir pareceres a respeito das práticas realizadas nos serviços e unidades de saúde de uma cidade, também é uma das principais ações do profissional da saúde coletiva.

Parceiros

No evento realizado pela turma da Saúde Coletiva, a coordenação DST/AIDS e o Programa Nacional de Imunização, PNI, além da coordenação de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde realizaram alguns trabalhos coletivos com atendimentos e diversas  orientações sobre cada área.

Leave a comment