1ª Conferência de Saúde do Trabalhador do Alto Solimões acontece em Tabatinga

admin

“Saúde do trabalhador e da trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado” esse é o tema da 1ª Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Alto Solimões que aconteceu nesta sexta-feira, 11, no auditório da Universidade Estadual do Amazonas, UEA, localizado na Av. da Amizade.

IMGA0018O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Tabatinga da Secretaria Municipal de Saúde, tendo a participação e a presença de representantes das instituições ligadas ao Conselho Estadual de Saúde e dos demais Conselhos Municipais do Alto Solimões.

A conferência teve uma programação com palestras e debates referente ao tema que explanaram o assunto, gerando questionamentos pertinentes sobre a atual política pública de saúde na calha do Solimões e no Estado, ressaltando os desafios encontrados devido à logística do Amazonas e os investimentos do Governo Federal para Saúde.

Durante a solenidade o Regimento Interno Regional, um documento elaborado pelo Conselho Estadual que dita com regras de como deve ser a conferência no alto Solimões, foi modificado com algumas alterações por meio de intervenções de votação e sugestões, para uma melhor execução de trabalho no âmbito regional.

Segundo o Coordenador do evento, Antônio Andrade, a conferência tem como o objetivo de informar o direito trabalhista na área da Saúde e toda a população, “Hoje o trabalhador se emprega, só que não tem um amparo legal para quando surgir problemas de saúde ele possa a quem recorrer, então essa conferência informa e esclarece o direito da saúde”, declarou Andrade.

Para o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Gilson Aguiar, esse encontro fortalece o debate dos conselhos municipais do alto Solimões trazendo um beneficio para a região, “A população ganha e o trabalhador dessa regional ganha muito mais, aprendendo do que a região está precisando para prevenir os agravos e doenças”, disse Aguiar.

No sábado, dia 12, a conferência continua com apresentações de propostas, trabalhos e escolhas de delegados para representar o Conselho Regional no Encontro Estadual que vai ser realizado no mês Maio, para poder discutir com as demais regiões do Amazonas para representar o Estado na Reunião Nacional que acontece em Brasília.

Secom

Leave a comment