Sistema de saúde do AM registra primeiras doações de órgãos do ano

admin

Órgãos foram doados após confirmação da morte cerebral de mulher.
Segundo a Susam, quatro pessoas serão beneficiadas com as doações.

As primeiras doações de órgãos realizadas pelo sistema público de saúde do Amazonas aconteceu nesta terça (22). A família de uma mulher de 37 anos autorizou o transplante das córneas e dos rins após a morte cerebral dela no Socorro João Lúcio, Zona Leste de Manaus. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), quatro pacientes serão beneficiados com as doações.

A paciente teve morte encefálica causada após complicações surgidas do Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) que sofreu. Após a confirmação do falecimento, a equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) procurou os familiares da mulher para mostrar a importância da doação de órgãos. “Após a nossa conversa, eles autorizaram a doação e nós iniciamos os procedimentos para a retirada dos órgãos”, explica a coordenadora estadual de transplantes, Leny Passos.

O primeiro paciente beneficiado com o transplante de rim passou por procedimento cirúrgico na manhã de terça-feira, enquanto o segundo passou por cirurgia no período da tarde. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do Amazonas, onde serão analisadas e depois encaminhadas para os transplantes.

Fonte: G1

Com a realização de mais dois transplantes, a Susam chega à marca dos 55 procedimentos feitos com órgão de doador falecido. Em 2012 foram realizados 43 transplantes desse tipo e em 2011 foram dez. Além disso, o estado já realizou 214 transplantes de rim entre vivos. O Amazonas também já realizou 844 transplantes de córnea.

Leave a comment