Programa de saúde itinerante visitará 16 municípios do Amazonas em abril

admin

Atividades de abril começam por Tefé, Itapiranga, Tabatinga e Itacoatiara.
Serviços incluem realização de cirurgias, consultas médicas, entre outros.

atendimento_na_casa_de_apoio_a_saude_indigena

No mês de abril, 16 municípios do interior do Estado irão receber as ações do programa ‘Amazonas Saúde Itinerante’. Os serviços incluem a realização de cirurgias eletivas de baixa e médica complexidade, consultas médicas em várias especialidades e exames.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), as atividades do mês começam por Tefé, Itapiranga, Tabatinga e Itacoatiara. Em Tefé, será realizada uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas no período de 5 a 7. O município também receberá consultas nas especialidades de urologia e gastroenterologia, com a realização de exames de próstata e endoscopia.

Em Itapiranga e Tabatinga são oferecidas consultas na especialidade de oftalmologia. No primeiro município a atividade começou no dia 22 do mês passado e se estenderá até o próximo sábado, dia 6 de abril. Em Tabatinga o trabalho teve início nesta segunda-feira, dia 1º, e vai até o dia 10.

As pessoas atendidas na ação e que têm prescrição de óculos, recebem o equipamento gratuitamente. “A prescrição vem para Manaus, onde os óculos são confeccionados e, posteriormente, é feito o envio para o usuário, no município de origem”, explicou Carmelita Alves, coordenadora do programa.

No município de Itacoatiara, as atividades do mês começam com uma jornada de cirurgias de catarata, que vai até sexta-feira, dia 5. As ações do Amazonas Saúde Itinerante programadas para abril contemplarão, ainda, os municípios de Caapiranga, Amaturá, Apuí, Fonte Boa, Humaitá, Juruá, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tonantins, Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Itapiranga.

Balanço
Somente no primeiro trimestre deste ano, as ações do Amazonas Saúde Itinerante já resultaram na realização de 272 cirurgias gerais e ginecológicas; 595 cirurgias de catarata; 10.357 consultas na especialidade de oftalmologia, com fornecimento de 4.843 óculos; 76 consultas na especialidade de ginecologia; 151 consultas em pediatria; 43 em angiologia; 63 de cardiologia; 164 em urologia com realização de exame de próstata; 73 exames de endoscopia, entre outros procedimentos.

Segundo a Susam, o ‘Amazonas Saúde Itinerante’ deve contemplar, este ano, todas as regiões do Estado. Somente na área das cirurgias gerais e ginecológicas, a meta é realizar 1,4 mil atendimentos.

Municípios que receberão as ações do Amazonas Saúde Itinerante, neste mês de abril

Cirurgias gerais e ginecológicas/Consultas especializadas/Exames: Tefé; Itacoatiara; Caapiranga.

Cirurgias de Catarata: Amaturá; Apuí; Fonte Boa; Humaitá; Itacoatiara; Juruá; Santo Antonio do Içá; São Paulo Olivença; Tefé; Tonantins.

Consultas em oftalmologia: Atalaia do Norte; Benjamin Constant; Itapiranga; Tabatinga.

Leave a comment