Governo do Amazonas fortalece projeto “Agricultura Indígena” com a entrega de implementos para representantes de nove etnias

admin

Índice1Nesta segunda-feira (18), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), realiza, às 10h, a entrega de botes de alumínio, motores de popa e motos para estruturar as ações do projeto de “Agricultura Indígena”. A solenidade, que ocorre no Parque de Exposições Dr. Eurípedes Lins (Expoagro), na avenida Torquato Tapajós, Santa Etelvina, zona norte de Manaus, terá a presença do governador em exercício, José Melo, e do titular da Sepror, Eron Bezerra, que anunciarão a ampliação do projeto.

Indígenas das etnias Tariano, Baré, Baniwa, Munduruku, Mura, Sataré-Mawé, Tikuna, Marubo e Tikuna, dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Borba, Nova Olinda do Norte, Autazes, Tabatinga, Benjamim Constant, Atalaia do Norte e Maués serão beneficiados pela ação. Desde 2009, ano em que foi lançado, o projeto atende 1.539 famílias. A meta é, até 2015, alcançar 3.439.

O projeto “Agricutura” Indígena tem o objetivo de estimular a organização das comunidades com a incorporação de práticas ambientais sustentáveis e a agregação de valor na produção dos indígenas conforme suas particularidades culturais.

Durante o lançamento do programa “Mulher, Viver Sem Violência”, ocorrido no Palácio do Planalto na última semana, a presidente Dilma Roussef entregou um prêmio no valor de R$ 20 mil à técnica agrícola Justina Tikuna, de Benjamin Constant, por sua participação em comunidades femininas que desenvolvem a agricultura familiar. Justina participa do “Agricultura Indígena” desde o ano em que foi lançado.

Fonte: Agência de Comunicação do Amazonas

Leave a comment