EBC promove Festival de Música da Rádio Nacional do Alto Solimões

admin

FestivalDeMusicaAltoSolimoes

Rádio Nacional do Alto Solimões promove o Festival de Música da Rádio Nacional do Alto Solimões, as incrições podem ser feitas na sede da Emissora no endereço Rua Rui Barbosa s/nº- Centro, no período de 30/04 a 21/05.

Veja o Regulamento:

FESTIVAL DE MÚSICA NACIONAL DO ALTO SOLIMÕES – RÁDIOS EBC

REGULAMENTO 2013

1. DOS OBJETIVOS
1.1 – O Festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas*, abrindo espaço na programação da Rádio Nacional do Alto Solimões para cantores, compositores, instrumentistas e arranjadores, valorizando a produção de artistas da Mesorregião do Alto Solimões e da Tríplice Fronteira. As gravações concorrentes deverão ter identificação com o perfil musical da Emissora.

(*) Entenda-se por “gravação de obras musicais inéditas” toda e qualquer gravação de obra musical não veiculada em emissoras de Rádio e TV, até a data de divulgação das músicas selecionadas pela Comissão Organizadora deste Festival.

2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 – Período: de 30 de abril a 21 de junho de 2013;

2.2 – Entrega do material: na sede da Emissora no endereço Rua Rui Barbosa s/nº, Tabatinga-AM – CEP: 69640-000, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h;

2.3 – Todo Músico (Compositor) residente na mesorregião do Alto Solimões e da Tríplice Fronteira há mais de dois anos em relação à data de início das inscrições, poderá inscrever até duas músicas com letra e/ou instrumentais, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição, juntando os seguintes documentos:
2.3.1 – Cópia do RG;
2.3.2 – Cópia do CPF;
2.3.3 – Cópia de comprovante de residência**;
2.3.4 – Duas cópias do CD, com a devida identificação;
2.3.5 – Cinco cópias das letras (em caso de música com letra);

* O material deverá ser entregue em envelope com o nome do autor, nome do intérprete e o nome das músicas acrescidas da informação se é “música com letra” ou “música instrumental”;
** Em caso de moradores que não tenham endereço formal, será aceito qualquer tipo de comprovação de residência, como correspondência, notificação governamental, inscrição em projetos de governo, entre outras, desde que aprovada pela Comissão Organizadora.

2.4 – Qualquer pessoa poderá realizar a inscrição na sede da Emissora, desde que apresente os documentos do autor exigidos neste regulamento;

2.5 – No caso de uma obra ter mais de um autor e porventura um deles não for residente na região, a inscrição deverá ser realizada por aquele que reside na região.

2.6 – As duas cópias do CD deverão conter, em cada uma, até duas músicas, sendo este o número máximo de músicas por concorrente inscrito;
2.6.1 – Serão permitidas gravações em formato de “cd de áudio” (WAV), bem como no formato MP3 com no mínimo 128 kps/estéreo;
2.6.2 – A duração máxima de cada música deverá ser de até seis minutos;

2.7 – As cinco cópias das letras deverão ser impressas em fonte Arial, corpo 12;

2.8 – Cada concorrente (seja como intérprete principal – vocal ou instrumental – grupo ou compositor) só poderá ter participação em até duas músicas;

2.9 – A gravação concorrente entregue no ato da inscrição não poderá ser substituída;

2.10 – Inscrição pelos correios: valem aquelas postadas no período das inscrições, desde que a data da postagem seja correspondente até o último dia das inscrições.

3. DOS IMPEDIMENTOS
3.1 – Não poderá participar, direta ou indiretamente, como concorrente do presente concurso qualquer funcionário, ainda que em caráter temporário, ligado à Empresa Brasil de Comunicação – EBC, ou colaborador que tenha participação regular na programação da Emissora, bem como seus parentes até 2º grau e cônjuges;

3.2 – Não poderá compor a Comissão Julgadora, aquele que tiver parente até segundo grau ou cônjuge como concorrente no Festival.
4. DA SELEÇÃO E VEICULAÇÃO
4.1 – Do total de inscrições válidas serão selecionadas para a primeira etapa um máximo de 50 músicas, a depender do potencial de obras inscritas e avaliadas pela Comissão Julgadora. Esta Comissão poderá ser composta por até sete membros, sendo constituída por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical e profissionais da Emissora, voluntários ou contratados.Ela será responsável pela primeira e segunda etapas de seleção.

4.2 – A Comissão Julgadora se reunirá entre os dias 24 de junho e 5 de julho para a escolha das músicas selecionadas que serão executadas na Rádio Nacional do Alto Solimões na primeira etapa do Festival. Para a seleção das músicas, serão observadas as qualidades técnicas da gravação e a qualidade artística da obra, tendo em vista os requisitos necessários para a veiculação na programação das emissoras da EBC e da Arpub – Associação das Rádios Públicas do Brasil .

4.3 – Cada concorrente (compositor, cantor, grupo vocal, instrumentista-solista ou grupo instrumental) não poderá ter mais que uma música entre as obras selecionadas.

4.4 – Cada um dos concorrentes inscritos autoriza a execução das músicas na programação da Rádio Nacional do Alto Solimões, nas emissoras afiliadas à Arpub – participantes da Etapa Nacional, bem como suas respectivas inclusões nos CDs “Festival de Música Nacional do Alto Solimões” e “Festival de Música da Arpub” de 2013.

4.5 – Durante o período de veiculação das músicas selecionadas poderá haver participação popular. De 10 de julho a 20 de setembro é o período em que as primeiras músicas selecionadas pela Comissão Julgadora, na primeira fase, deverão ser executadas na programação da Nacional do Alto Solimões. Os ouvintes participarão votando em suas músicas preferidas, via internet, no site do Festival. A votação terá o peso da nota de um dos jurados da Comissão Julgadora.

4.6 – As músicas veiculadas na programação serão acompanhadas de uma vinheta de identificação do Festival e, ao final, dos seus créditos.

4.7 – Para a segunda fase, a mesma Comissão Julgadora voltará a se reunir e selecionará as 12 músicas finalistas que serão veiculadas na grade de programação da Emissora entre os dias 30 de setembro e 19 de outubro. Por meio de um novo processo de votação, voltado agora apenas para as finalistas, a escolha da música mais votada na internet será o resultado da soma dos votos das duas fases de votação. Esta deverá estar necessariamente entre as 12 músicas finalistas.

4.8 – Para o anúncio dos vencedores do Festival nas sete categorias, a Rádio Nacional do Alto Solimões organizará um show de premiação, com a participação obrigatória dos 12 finalistas em data e local a serem informados posteriormente. Este evento será comemorativo ao Centenário de Vinícius de Moraes.

4.8.1 – Em caso de impedimento da participação do/a artista selecionado/a no evento de premiação final, sua ausência deverá ser devidamente justificada por escrito, cabendo à Coordenação do Festival decidir pelo seu deferimento ou não.

4.9 – As 12 músicas finalistas integrarão o CD “Festival de Música Nacional do Alto Solimões”.

5. DA PREMIAÇÃO
5.1 – São sete as categorias de premiação dos vencedores do Festival:
– Melhor Música com Letra em Português;
– Melhor Música Instrumental;
– Melhor Intérprete Vocal de música com letra em Português;
– Melhor Intérprete Instrumental (banda);
– Melhor Música em Idioma Indígena;
– Melhor Música em Idioma Espanhol;
– Música mais votada pela internet;

5.2 – Todas essas categorias serão premiadas com troféus e certificados. Porém, a “Melhor Música com Letra em Português” e a “Melhor Música Instrumental” serão as representantes da Mesorregião do Alto Solimões e da Tríplice Fronteira na fase final do Festival Nacional de Música da ARPUB – Associação das Rádios Públicas do Brasil, que acontecerá entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014.

6. DIREITOS AUTORAIS
6.1 – Todos os autores, compositores e intérpretes participantes do Festival autorizam a divulgação, edição, transmissão, retransmissão de imagens e sons de suas obras, nos veículos da EBC (Rádios, TV e Portal), bem como a publicação em mídia ou peças publicitárias vinculadas ao Festival, através de qualquer meio, isentando, assim, a organização do Festival, do pagamento de qualquer taxa, contribuição, preservados os direitos autorais dos compositores.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1 – Toda e qualquer reclamação ou denúncia (acompanhada de documentos comprobatórios) acerca de irregularidades envolvendo qualquer música selecionada, deverá ser formulada por escrito e entregue à Comissão Organizadora, que terá plenos poderes, visando à boa realização da missão específica, sendo suas decisões irrecorríveis, não cabendo recursos de qualquer natureza.

7.2 – Este regulamento poderá sofrer alterações pontuais, desde que não modifiquem a natureza do Projeto e o seu objetivo, se a Comissão Organizadora do Festival julgar que sejam necessárias. No caso de alteração de algum item, todos os participantes serão previamente avisados.

 

Fonte: http://radios.ebc.com.br/festivaldemusica/

 

RADIO NACIONAL

Rádio Nacional do Alto Solimões AM – 670 kHz/FM 96,1 MHz

A emissora interliga os nove municípios da região do Alto Solimões, Amazonas, servindo de ponte para a informação e comunicação dos povos, das comunidades e dos municípios da área. O sinal da Rádio atinge a região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

Criada em 2006, a Rádio Nacional do Alto Solimões é hoje a mais nova das emissoras da EBC. Programas como Coisas da Terra, Tarde Cabocla, Boa Noite Solimões misturam informação local e nacional com protagonismo para a produção da região.

@Redação Portal Tabatinga

Leave a comment