A CFT faz um balanço dos cinco primeiros meses da Operação Verão no Alto Solimões

admin

Desde agosto de 2012, a Capitania Fluvial de Tabatinga, Representante da Autoridade Marítima no Alto Solimões, está realizando a Operação Verão nos rios Solimões, Javari, Içá e seus afluentes, cujo período é diferenciado das demais regiões do país, devido à vazante dos rios, quando ocorre o aparecimento de diversas praias fluviais.

A Capitania Fluvial de Tabatinga (CFT) compreende uma área de 200 Km2 e 1700 milhas navegáveis, abrangendo oito municípios: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antonio do Içá, Tonantins e Jutaí.

A Operação Verão visa coibir: Coibir a prática das seguintes ocorrências:

Tráfego de moto aquática e lanchas infringindo os limites de distância em relação à praia, em desacordo com o estabelecido na NORMAM 03; condução de embarcações por aquaviários e amadores alcoolizados; excesso de lotação e de carga, na sua estivação e peiação inadequada do material de bordo; condução de embarcações por pessoal inabilitado e visando intensificar as Inspeções Navais para o cumprimento das Normas da Autoridade Marítima e ação de presença provendo segurança tanto aos banhistas como aos condutores de embarcações e seus passageiros.

Durante as abordagens, além das inspeções às documentações das embarcações e dos próprios condutores, são executadas ações educativas e testes com etilômetros (bafômetros) a fim de dar ampla divulgação dos procedimentos sobre uma navegação segura, como também, coibir condutores que, porventura, tenham ingerido bebida alcoólica fora dos limites permitidos.

A Operação Verão continuará até o mês de março e, apesar de exigir maior disponibilidade de embarcações e militares, os resultados alcançados estão atingindo o efeito desejado, com alto percentual de aceitação por parte da população e da comunidade aquaviária. Ressalta-se que o sucesso da Operação Verão conta, em grande parte, com o esforço pessoal de cada militar engajado direta e indiretamente na Operação, pois as tarefas executadas são acrescentadas ao dia a dia normal das organizações.

Com o propósito de tornar cada vez mais seguro o lazer dos navegantes e banhistas nos rios da Amazônia Ocidental, recomenda-se a todos observarem o decálogo de segurança a seguir:

1. Faça a manutenção preventiva e correta da sua embarcação;

2. Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;

3. Respeite a lotação da embarcação e tenha a bordo coletes para todos;

4. Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade;

5. Mantenha seus equipamentos de comunicação sempre funcionando;

6. Conduza a embarcação com prudência e dentro dos limites de velocidade;

7. Não conduza a embarcação alcoolizado;

8. Mantenha distância das margens, praias e de banhistas;

9. Respeite a vida, preste socorro; e

10. Não polua.

Por fim, a Marinha do Brasil disponibiliza o telefone gratuito a seguir, para denúncias ou pedidos de socorro em todo o Alto Solimões:

Disque Segurança da Navegação: 0800 280 6162

USE COLETE SALVA-VIDAS, ELE SALVA VIDAS!

Leave a comment