Governador do Amazonas em exercício, José Melo, destaca investimentos do Estado na segurança pública

admin

O governador do Amazonas em exercício, José Melo, ressaltou os esforços que a gestão Omar Aziz tem realizado na área de segurança pública durante a cerimônia de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Cândido Mariano, realizada pela Polícia Militar do Amazonas na noite desta quinta-feira, 8 de novembro, na sede do Comando Geral da Policia Militar (rua Benjamin Constant, s/nº, Petrópolis, zona sul).

 “No contexto da segurança pública, a Policia Militar é fundamental para garantir o direito de ir e vir do cidadão. O Estado tem feito sua parte com investimentos, mas é verdade, que à luz desses investimentos, o policial militar, o policial civil tem cumprido o seu papel”, destacou Melo.
 A Batalha de Canudos foi um movimento armado ocorrido no final do século 19, no interior da Bahia. Um grupo de rebelados, liderados por Antônio Conselheiro, combateu o Governo Federal, que se utilizou de companhias militares estaduais, entre elas o 1º Batalhão de Artilharia da Força Pública do Amazonas para por fim ao conflito. A unidade militar do Amazonas foi comandada pelo tenente-coronel Cândido Mariano e retornou ao Estado após um ano de luta na Bahia, no dia 8 de novembro de 1897.
 O governador em exercício disse que a participação do Amazonas na Batalha de Canudos foi fundamental para o fim ao combate histórico. “Nós comemoramos aqui um evento importante para a PM porque é um momento em que lembramos dos nossos irmãos soldados amazonenses que foram submetidos à prova de uma batalha, que com muita bravura e persistência contribuíram de forma decisiva para essa parte da história do nosso País. Portanto, é bom lembrar esta data para que os que vivem hoje também estejam prontos na hora em que forem chamados, como aqueles que lutaram na Guerra de Canudos”. 

Autoridades homenageadas – A Medalha de Honra ao Mérito Cândido Mariano foi concedida à secretária estadual de Meio Ambiente, Nádia Ferreira, ao secretário executivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Humberto Ramos, à secretária estadual de Esportes, Alessandra Campelo, ao presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável, Valdelino Cavalcante, ao superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Sérgio Fontes, e à deputada estadual Conceição Sampaio.

 O comandante geral da PM, coronel Almir David, explicou que as autoridades receberam a condecoração militar por terem realizado serviços que contribuíram para o trabalho da Policia Militar do Amazonas e para o benefício da sociedade. 
FOTOS: CHICO BATATA / AGECOM
Leave a comment