segunda-feira, 27 março de 2017
Início / Notícia Local / Defesa Civil de Tabatinga firma parceria coma Defesa Civil do Peru para realização de ações na fronteira

Defesa Civil de Tabatinga firma parceria coma Defesa Civil do Peru para realização de ações na fronteira

A defesa civil de Tabatinga realizou no dia 17 de março um intercâmbio com a defesa civil peruana, na cidade de Iquitos. A comitiva brasileira foi recebida pela doutora Ana Carola Rios diretora do INDECI e posteriormente pelo senhor Alfredo Carrasco Montañez chefe da defesa civil no departamento de Loreto (Amazonas). O encontro ocorreu na sede da INDECI e na e na sede da defesa civil de Loreto, o principal tema abordado foi sobre as ações de defesa civil na fronteira.

A Parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tabatinga, INDECI- Instituto Nacional de Defesa Civil e SENAMHI – Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru beneficiará o Estado do Amazonas.

Segundo o secretário da defesa civil de Tabatinga, Sr. Gildásio Araújo da Silva, durante o intercâmbio foi fechado o compromisso de no mês de outubro de 2017 realizarmos no município de Tabatinga o I Encontro Amazônico Internacional para Ações de Defesa Civil na Tríplice Fronteira.

Foi fechado também parceria com o Senamhi – Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru, onde diariamente receberemos informações sobre o monitoramento hidrológico e meteorológico do país vizinho, o qual influencia diretamente nas condições hidrológicas do Rio Solimões, a partir dessas informações a defesa civil de Tabatinga bem como as demais secretarias dos municípios na Calha do Rio Solimões poderão realizar antecipadamente ações preventivas relacionadas à cheia e estiagens do rio.

Durante entrevista o prefeito de Tabatinga Sr. Saul Nunes Bemerguy, enfatizou a importância deste tipo de encontro para o município, pois trata de soluções pontuais na tríplice fronteira, que afetam não só Tabatinga (Brasil), mas Peru (Isla Santa Rosa) e Leticia (Colômbia). A exemplo podemos citar a ação de saúde que ocorreu no último final de semana entre Brasil e Colômbia, onde foram atendidas aproximadamente 6 mil pessoas.

Vejam as fotos:

Viu isso?

1ª Jornada Binacional entre Brasil e Colômbia será realizada nos dias 18 e 19/03

O Ministério da Defesa do Brasil e Ministério da Defesa da Colômbia, realizará no dia …