Secretaria de Saúde alerta sobre suspeita de casos de Sarampo em Tabatinga

Camila Bonfim

O Estado do Amazonas está vivendo um surto de Sarampo, em Tabatinga já existem 03 casos suspeitos. A Secretaria de Saúde através da sua área técnica está realizando Ações de enfrentamento contra o sarampo, instituto fluxos para o melhor atendimento a população e nesta semana realizou oficinas para definir o fluxo de atendimento aos doentes.

Em relação aos casos a gerente de vigilância epidemiológica Clarice Pereira Lisboa, enfatizou: “Estamos com três casos suspeitos, que estão em tratamento acompanhado pelas equipes de saúde, somente 1 caso foi hospitalizado, após notificação dos casos a equipe de saúde realizou o bloqueio vacinal na casa do doente e 50 metros dentro do perímetro próximo a residência do acometido. Os pacientes estão em tratamento e estamos aguardando o resultado dos exames laboratoriais para confirmar ou descartar a doença. Os exames foram encaminhados para o Lacen em Manaus.

Reforçamos para a população que busque as unidades de saúde para tomar sua vacina, a Tríplice Viral está disponível em todas as unidades básicas do município.

Os sinais e sintomas da doença são: Febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite além de tumefação atrás da orelha. Caso apresente estes sintomas, busque a UBS mais próxima, assim evitamos um surto deste agravo na nossa cidade.

Fonte: Secom PMT